Autoescola em Vila Julieta

Direção Defensiva

Ter habilitação para dirigir vai muito além da liberdade de poder ir a qualquer lugar, a qualquer momento. Além da comodidade, a autorização para dirigir legalmente amplia as oportunidades de trabalho e pode ser decisiva em emergências. O primeiro passo para aprender a dirigir e conquistar a carteira de motorista é se matricular em uma autoescola.

Por que fazer autoescola?

Além de ser o único caminho legal para obter uma habilitação, é na autoescola que você vai aprender a dirigir da maneira correta, através das aulas de professores capacitados.

Especialistas recomendam que, se você não sabe dirigir, não deve aprender com qualquer pessoa. Esse processo, em vez de ajudar, pode acabar retardando o aprendizado correto, já que a chance de adquirir vícios de quem ensina é muito maior. Essas manias são, inclusive, as responsáveis pela reprovação de muita gente na prova do Detran.

Portanto, se você deseja aprender a dirigir conforme determina a lei, procure a autoescola mais perto de você e comece já as suas aulas.

Como escolher uma autoescola em Vila Julieta

Escolher uma boa autoescola é fundamental não somente para passar na prova do Detran, como também para encarar as ruas com segurança e tranquilidade depois de habilitado. Além disso, contar com uma estrutura organizada e eficiente vai facilitar e muito a sua rotina durante as aulas, te deixando livre para se preocupar com o que realmente importa: aprender a dirigir. Veja abaixo uma lista de pontos importantes para escolher uma boa autoescola.

Credenciamento no Detran: Esse é o primeiro e mais importante item que você deve observar. A autoescola precisa ser credenciada no Detran para que você consiga concluir o curso e fazer a prova.

Conheça a estrutura da autoescola: Verifique o espaço físico da autoescola. Veja se ela conta com salas amplas e climatizadas para as aulas teóricas e se possui uma frota de veículos suficientemente grande, variada e conservada para as aulas práticas.

Peça recomendações: Uma dica simples, mas eficiente, é pedir indicação a familiares e conhecidos que já possuem habilitação. Para ampliar seus horizontes, verifique as redes sociais de casa autoescola que você considera se matricular e confira qual a reputação de cada uma delas no Reclame Aqui. Consultar o Procon sempre é uma boa prática.

Localização: Escolher uma autoescola próxima da sua casa é uma boa opção. Quanto mais rápido você conseguir chegar até o local das aulas, mais aulas conseguirá assistir em um só dia, agilizando o curso. Além disso, as aulas teóricas serão feitas em trajetos familiares para você.

Valor: Encontrar uma autoescola barata é legal, mas desconfie de preços muito abaixo das outras autoescolas da região onde você mora. Por outro lado, autoescolas caras não necessariamente entregarão um serviço melhor. A dica aqui é observar todos os aspectos e tentar negociar o valor. Geralmente, é possível conseguir bons descontos pagando à vista ou tirando habilitação A e B simultaneamente.

Como são as aulas em uma autoescola?

Para que você conquiste a sua carteira de habilitação, a autoescola deve fornecer o seguinte:

Aulas teóricas

Você precisará de 45 horas/aula na parte teórica do curso. Durante as aulas, você vai aprender tudo o que o Detran pergunta em seu teste. Você vai estudar os seguintes conteúdos:

  • Legislação de Trânsito
  • Direção Defensiva
  • Primeiros Socorros
  • Meio Ambiente e Cidadania
  • Mecânica Básica

Após a aprovação no teste teórico, você pode agendar as aulas práticas.

Aulas práticas

É nas aulas práticas que você vai começar a aprender a dirigir de fato. As autoescolas têm que fornecer 25 horas/aula, sendo 5h em período noturno. Nessa etapa, cada aula dura 50 minutos. Você poderá fazer até duas aulas por dia. O conteúdo das aulas práticas consiste em:

  • Treinamento de direção em local fechado determinado pela autoescola
  • Direção na rua
  • Treinamento de estacionamento
  • Treinamento de baliza

O que é preciso para ingressar em uma autoescola?

Para que você possa se matricular em uma autoescola, fazer todos os testes e conquistar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é preciso preencher os seguintes requisitos:

  • Ter 18 anos ou mais
  • Saber ler e escrever
  • Possuir CPF e Identidade
  • Ser penalmente imputável, ou seja, capaz de responder por seus próprios atos diante da lei

Tipos de habilitação

Existem diferentes tipos de CNH. Cada uma delas é específica para uma finalidade específica:

CNH A

Esse tipo de habilitação permite a condução de veículos de 2 ou 3 rodas, como motocicletas e triciclos.

CNH B

É a categoria mais procurada nas autoescolas. Com ela, é possível dirigir veículos com peso inferior a 3500kg e/ou 8 lugares, sem contar com o do motorista, como carros de passeio, por exemplo.

CNH C

A categoria C permite que o motorista dirija veículos de carga, como tratores e caminhões. Para obter a carteira de habilitação do tipo C, é necessário já ser habilitado na categoria B há pelo menos 1 ano e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ter reincidência de infrações médias.

CNH D

Com uma carteira de motorista tipo D, é possível dirigir veículos para transporte de mais de 8 passageiros, como ônibus e micro-ônibus. Para conseguir essa habilitação, é preciso ter mais de 2 anos de carteira B e pelo menos 1 ano de experiência na categoria C.

CNH E

Esse tipo de habilitação permite ao motorista dirigir veículos compostos por uma unidade tratora (enquadrado nas categorias B, C ou D) e uma unidade acoplada, como reboque ou trailer, com mais de 6 toneladas ou capacidade superior a 8 passageiros. Para conseguir a habilitação tipo E, é preciso estar habilitado na categoria C há, no mínimo, 1 ano e não ter cometido infração grave ou gravíssima ou reincidido em infrações médias no mesmo período.

Procure agora mesmo as autoescolas em Vila Julieta mais próximas da sua casa, verifique qual delas te atende melhor e inicie suas aulas.